O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, que acontece durante o décimo mês do ano.

Essa é uma das campanhas mais conhecidas do mundo. Todo ano, pessoas, empresas e organizações se unem para compartilhar informações sobre a doença.

O câncer de mama

é um tumor, resultado da multiplicação anormal e desordenada de células da mama. Pode ser decorrente de uma alteração genética (aproximadamente 10% dos casos) ou espontânea, durante a vida.

O que sabemos é que existem fatores de riscos momdificáveis e não modificáveis, que se relacionam diretamente com as chances de alguém desenvolver a doença.

A história

O Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos na década de 90, quando vários estados se uniram para realizar ações sobre a doença, resultando na aprovação do Congresso Americano do mês nacional de prevenção do câncer de mama.

 O famoso símbolo surgiu durante uma corrida realizada em 1990 em Nova York. Na época, os corredores receberam o laço rosa e, depois passou a ser distribuído em locais públicos e outros eventos.

No Brasil

O Outubro Rosa demorou um tempo para chegar por aqui. O primeiro sinal apareceu em outubro de 2002, com Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, iluminado nas cores da campanha.

O evento seguiu pequeno, apenas em 2008 a campanha ganhou força em várias cidades do país, com corridas, eventos, e vários monumentos iluminados de rosa.

E os dados?

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente da doença no mundo e, por isso, merece mais atenção.

A taxa de mortalidade por câncer de mama aumentou 86,2% em 22 anos no Brasil. É o que aponta levantamento da Umane, associação civil dedicada ao apoio às iniciativas de saúde pública.

Segundo os dados, coletados a partir do Sistema de Informações da Mortalidade (SIM/SUS), essa taxa subiu de 9,4 por 100 mil habitantes em 2000 para 17,5 em 2022.

(Fonte: INCA 2021) →

O câncer de mama é a segunda doença que mais atinge mulheres, atrás apenas do câncer de pele.

A cada ano há um aumento de 25% de novos casos
no mundo e de 29% no Brasil.

E a prevenção?

Segundo pesquisa e estudo, cerca de 30% dos casos da doença poderiam ser evitados mantendo stilo de vida mais saudável e pequenas mudanças cotidianas.

  • Prática de atividade física regular;
  • Alimentação equilibrada;
  • Peso controlado;
  • Evitar consumo alcoólico;
  • Evitar hormônios sintéticos.

Autoexame e Diagnóstico precoce

A campanha do Outubro Rosa pode salvar vidas ao trazer a importância de fazer o autoexame e de manter os exames preventivos em dia!

Falar sobre o câncer de mama pode auxiliar muitas mulheres a terem um diagnóstico precoce e tratamento adequado.

Cuidem-se