O Projeto Gabi 25.10 é uma homenagem idealizada por mim, Saionara Andrade, à minha irmã Gabriela que perdeu a Batalha para o Câncer de Mama no mês do Outubro Rosa.
Ela tinha 25 anos na época, estava grávida do seu 3º filho e quase aos 7 meses de gestação, um dos seios ficou com aspecto de casca de laranja podre com o bico inflamado e para dentro.
Fui com ela na Maternidade Carmela Dutra na emergência, pensamos que era mastite. Ao examinar, o médico do plantão já não gostou do que viu e pediu exames laboratoriais.
Na mesma semana, conseguimos fazer exames e o resultado da biopsia chegou, o câncer em estágio 4 era o mais agressivo, “Carcinoma Ductal Infiltrante C 50”. Ela conseguiu levar a gestação até os 9 meses, sem quimio e sem realizar a Mastectomia.
No dia 13/02/2015 ela deu a luz ao seu último filho Brayan, era uma sexta-feira de Carnaval. No domingo quando teve alta fui buscá-la e o médico falou: mãezinha, vai para casa, vê com quem vai ficar seu bebê e amanhã te espero pra começar o tratamento mais rápido possível.
Ali na maternidade Carmela, na mesma semana ela começou a Quimioterapia. Na 3ª sessão já caíram os cabelos e na semana seguinte começou a ter dores muito frequentes nos ossos. Fizeram a cintilografia óssea e o câncer já tinha percorrido todas as juntas ósseas.
Um mês após o tratamento, já estava com manchas no pulmão, era assim que ela descrevia e, após 6 meses, no dia 08/10 ela deu entrada no Cepon, já de madrugada, com fortes dores de cabeça. No dia seguinte dia 09/10 fizeram a tomografia craniana e já estava com a metade do cérebro com câncer.
Do @cepon_oncologia_sc ela não saiu mais. Foi guerreira, aguentou firme com sedações intensas até o dia da sua partida, dia 25/10/2015 às 16:45 horas. Quem estava com ela naquele dia era nosso pai. O viúvo (pai das crianças) após 6 meses, deixou os filhos pequenos com meus pais e as crianças perderam Mãe e Pai em menos de 1 ano.
Esse é só um resumo da história de vida da Gabriela, para quem tá começando a seguir o Projeto, e começando a entender o motivo por trás das nossas doações aos pacientes em tratamento oncológico.
A Logomarca do Projeto foi minha criação e da adm da @escolatecnicaprosaude quando eu era aluna Enfermagem.
É ou não é um bom modo de amenizar a dor da falta dela e deixá-la presente nas nossas vidas sempre?! ❤️🎗